INTRODUÇÃO
A alta produtividade observada na exploração avícola depende, entre outros fatores, da obtenção adequada de nutrientes presentes na dieta para maximizar os processos de digestão e absorção destas dietas. O epitélio intestinal deve apresentar características morfofisiológicas íntegras, visto que é a porta de entrada dos nutrientes que proporcionarão o desenvolvimento da ave.
A qualidade dos ingredientes que são adicionados às dietas é de fundamental importância na manutenção da integridade e saúde intestinal. A presença de fatores antinutricionais nos ingredientes, como fitatos, polissacarídeos não amiláceos, peróxidos, entre outros, pode ocasionar danos ao trato gastrintestinal e consequente queda no desempenho zootécnico. Diante disso, é necessário que seja dada a devida atenção quanto à qualidade dos ingredientes empregados na formulação de rações como forma de se evitar agressões ao epitélio intestinal.
Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.